A história dos crepes Suzette

A história dos crepes Suzette é envolta em lendas. Segundo uma versão popular, em 1895, o garçom francês Henri Carpentier cometeu um erro ao preparar uma sobremesa para o Príncipe de Gales, o futuro rei Eduardo VII. Carpentier, ao flambar os crepes, exagerou na quantidade de licor, causando uma chama. Diante do imprevisto, ele exclamou "Voilà!" e serviu o prato. O príncipe gostou e pediu o nome do prato. O garçom improvisou "crêpe princesse", que mais tarde foi alterado para "crêpe Suzette" em homenagem à companhia do príncipe. Carpentier recebeu presentes em agradecimento, incluindo um anel de brilhantes.

No entanto, a versão verdadeira é bem diferente. Em 1895, Carpentier tinha apenas 14 anos e não teria servido o príncipe. Ele se tornou conhecido mais tarde e narrou a história em seu livro "Life à la Henri". Além disso, o chef Auguste Escoffier já flambava crepes em 1890 e mencionava que a receita data da Idade Média, relacionada à festa da Virgem Maria em 2 de fevereiro.

Outra tradição associada aos crepes Suzette é que tocar o cabo da frigideira segurando uma moeda traz sorte e fortuna. A receita original utiliza suco de tangerina, mais sutil que o suco de laranja com o qual é mais conhecido atualmente.


Receita:


Ingredientes 

70 g farinha de trigo

1 ovo

11 g açúcar 

170 g leite

20 g manteiga (noisetter)

Pitada de sal

25 g água (usar se precisar)


Para calda:

30 g açúcar 

40 g manteiga

120 g suco de laranja Bahia 

25 g Licor de laranja (Cointreau)



Preparo:

  • Primeiramente fazer a manteiga noisette, e em um recipiente adicionar a farinha, sal, açúcar, e metade do leite. Incorporar para não deixar grumos. Logo misture o restante do leite.
  • Adicione a manteiga noisette, ainda quente, adicionar o ovo e a baunilha. Deixar descansar por no mínimo 30 minutos na geladeira.
  • Antes de fazer os crepes, verificar se a massa está grossa, se sim, adicionar a água até ficar um pouco ralinha. Mas cuidado, pode ir adicionado a água aos pouco, e testando o crepe na frigideira.
  • Agora em uma frigideira quente, apenas untada com pouco óleo. Adicionar uma concha da massa, deixando uma fina. Dourar os dois lados!
  • Quando usar toda a massa, vamos para a calda. Na mesma frigideira adicione o açúcar, e deixar virar um caramelo. Adicionar a manteiga, quando voltar a ficar liquido, adicionar o suco e deixar reduzir. 
  • Quando reduzir mais da metade, colocar os crepes, molhar todos com a calda e colocar o licor. 
  • Pode flambar se quiser, ou simplesmente deixar o álcool do licor evaporar.
  • Agora você pode comer essa deliciosa sobremesa clássica!


Obs: Manteiga noisette é um tipo de manteiga que é derretida e cozida até que os sólidos do leite se queimem, dando à manteiga uma cor dourada e um sabor de noz. O nome "noisette" vem do francês para "noz", referindo-se ao aroma e sabor característicos que lembra nozes. É frequentemente usada para realçar pratos, especialmente em preparações sofisticadas.



Postar um comentário

0 Comentários